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Proliferações conceituais


Jigme Lingpa disse que basta abrir a boca para cair em contradição. No entanto, os budistas não advogam o quietismo. Como fazer uso da fala correta, em termos de fala que cria cisão, polêmica, difamação e fofoca?

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Uma breve preleção sobre a virtude do silêncio


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Animação: os seis reinos do samsara e os 10 estágios de shamatha, vídeo do Canal Tendrel no Youtube.

A beleza da futura Dalai Lama, vídeo do Canal Tendrel no Youtube.

A beleza da futura Dalai Lama: budismo e feminismo, texto de Padma Dorje no Buda Virtual.

Summary of the Treasuring the Feminine in Vajrayana Buddhism Symposium 2021 (pdf em inglês, biografias das participantes, respostas a perguntas da sangha).


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Uma tradução comum para “prajnaparamita” é “conhecimento transcendental”. Embora, estritamente falando, isto esteja tecnicamente correto, nas acepções populares de cada um dos termos, fica soando algo que não é bem correto. Um sobrevoo sobre a etimologia e entendimento do termo “paramita”.tendrel

O que é “transcendental” para o budismo?

Uma tradução comum para “prajnaparamita” é “conhecimento transcendental”. Embora, estritamente falando, isto esteja tecnicamente correto, nas acepções populares de cada um dos termos, fica soando algo que não é bem correto. Um sobrevoo sobre a etimologia e entendimento do termo “paramita”.
Qual é o caminho mais rápido para a própria ruína e sofrimento? Desejar o mal para os outros. Mas algumas vezes eles bem que merecem, não é mesmo? Não, mesmo! Como subir na vida e largar as atitudes fuinhas?tendrel

Querer o mal dos outros

Qual é o caminho mais rápido para a própria ruína e sofrimento? Desejar o mal para os outros. Mas algumas vezes eles bem que merecem, não é mesmo? Não, mesmo! Como subir na vida e largar as atitudes fuinhas?
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.tendrel

Com isto, tudo é possível

Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.


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